Quero morar sozinha,como faz?


Primeiro quero dizer que dedico esse post à minha prima Natália que vai se mudar,e espero que ela esteja lendo isso.....
Por isso,neste post,vou montar uma espécie de guia de planejamento de mudança de casa. E espero que essas dicas sejam úteis à alguém,principalmente à Natália.


Pense de novo,de novo,e mais uma vez
Será que é isso mesmo que você quer? Será que vale mesmo à pena sair do conforto de morar com os pais? Primeiro,quando a gente pensa em morar sozinho,pensamos em festas todo mês,som alto,liberdade,privacidade,ficar com os amigos..... Só que a gente esquece de outras palavrinhas que vão acompanhar a nossa vida de agora em diante: responsabilidade,contas a pagar,lavar a roupa,a louça,fazer faxina,cozinhar... às vezes é tanta coisa que nem acaba sobrando tempo pra tooooda quela diversão que se imagina de morar sozinho.

Se você pensa em sair de casa porque tá na pior com seus pais,pode ir desistindo aí! Essa é uma das piores cagadas que alguém pode fazer! Nessa etapa da vida,você vai precisar de total apoio de seus pais. E vai ter que apoiá-los de volta,já que não costuma ser fácil ter um filho saindo de casa. ;)


Junte uma boa grana e arranje emprego que te garanta renda fixa
Não dá pra ir morar sozinho sem antes reservar uma graninha! Isso é fato. No começo você pode achar que é só juntar a grana do primeiro aluguel que já tá tudo resolvido. Doce ilusão. E se,por exemplo,o chuveiro quebra e você não tem grana pra pagar? E se o gato/cachorro/coelho/passarinho/tartaruga fica doente? E se você perde o emprego? É pra isso que serve a grana extra! Então já sabe,né? Reserve (pelo menos) o dinheiro dos 3 primeiros aluguéis,e mais uns R$ 300 pra emergências. Acredite,os imprevistos existem e aparecem a todo momento!

Também é imprescindível ter garantia de uma renda fixa mensal que vá cobrir as despesas básicas da sua vida nova. Você inaugurou uma loja,faz freela de fotógrafo,ou montou uma barraquinha de limonada na rua? Espere alguns meses pra criar um histórico de faturamento mensal e ter realmente segurança de que o seu negócio próprio vai prosperar. Se encontrar um emprego novo dentro de uma empresa,loja...espere até ser 100% admitido e estar com a carterinha de trabalho já assinada e carimbada pra não acontecer de ser mandado embora de um dia por outro.


Vale à pena dividir o apê com as amigas?
O bom de dividir um apê com uma (s) amiga (s) é que você sempre irá ter companhia pra todas as horas,inclusive na hora de revesar a louça... Na minha opinião,vale a pena compartilhar o lar com as amigas sim,mas só se vocês confiarem e respeitarem muito umas as outras. Essas questões são fundamentais pra você ter certeza de que elas vão sempre te ajudar na hora de preparar o almoço,lavar a roupa,pagar as contas...

Antes de entrar em um casamento aberto com sua (s) amiga (s),experimente viajar ou passar alguns dias na casa dela (s) e repare como vocês vão se comportar depois de passarem tanto tempo juntas. Também procure reparar como costuma ser a rotina dela (s). Isso com certeza vai te ajudar bastante na hora de tomar essa decisão tão séria!


Comece a procurar seu novo lar
O preço do aluguel é mensurado pela localização x metragem do imóvel, e do condomínio pelo lazer e segurança que o prédio proporciona,além das manutenções e reformas necessárias - nesse valor do condomínio geralmente é embutido o consumo de água e/ou luz. Pra decidir a localização da sua casa nova,você tem que lembrar de alguns fatores importantes: é perto do meu trabalho/faculdade? É um bairro seguro? Tem transporte público de fácil acesso? Existem serviços como supermercados,padarias,etc nas proximidades? É uma região muito barulhenta? Tudo isso no dia a dia acaba fazendo diferença.

Depois de decidir a localização,é hora de procurar um apê! Os prédios mais antigos costumam ter apartamentos mais espaçosos e com preços menores,mas em contrapartida quase todos estão caindo aos pedaços,não tem área de lazer e você vai gastar mais dinheiro pra fazer todas as reformas (pintar,trocar a fiação,encanamento,colocar azulejo no banheiro,etc). Os prédios mais novinhos têm estrutura impecável e costumam ter ótimas áreas de lazer,mas geralmente são cubículos e os preços são salgados.


Enfrente os processos burocráticos o quanto antes
Pode acreditar que suas listas de afazeres nunca mais serão como essa acima! Antes mesmo de se mudar,você já vai ter que enfrentar vários processos burocráticos chatos mas necessários. Primeiro que pra alugar um apartamento,você vai precisar de um fiador. O que que é isso? Caso o inquilino - você - não consiga pagar o aluguel,o fiador - seu pai,sua mãe,avô ou alguém que te ame pra caramba - vai garantir que o pagamento seja feito. Existem outros modos de garantir o locador de que você será um locatário responsável,com o caução ou o seguro fiança,mas geralmente os locadores exigem um fiador.

Além disso,você vai precisar mudar toooodas as contas (tipo água,luz,gás) para o seu nome e contratar um bilhão de serviços (telefone,internet,tv),e óh,isso dá muito trabalho,enche o saco e geralmente demoram uma semana pra instalar as bagaças,então quanto antes você começar a telefonar melhor. Depois de concluir essa saga,vai entender porque seus pais são tão estressados! Kkkk'


Compre o necessário pra sobreviver
Comece pelo básico: eletrodomésticos,panelas,copos,pratos,talheres,ferro de passar roupa,varal,cama (pegue a de casa,ok?),toalhas chuveiro,em fim,itens necessários pra sobreviver! Quando sobrar uma graninha você pula pro sofá,mesa,cadeiras,quadros,papel de parede,e vai decorando a casa toda do jeito que quiser! Solte a imaginação!


Se organize MUITO!
Ser organizada é fundamental pra ir morar sozinha! Para não esquecer de pegar nada,junte todas as contas que você tem que pagar em uma bandeja que fique em um lugar que você olhe todos os dias,e organize esses papéis por ordem de data de vencimento. Depois de pagar,imprima o comprovante,anexe junto ao boleto de cobrança e monte uma pasta arquivar esses documentos. Você deve guardar todos esses comprovantes por pelo menos 5 anos! Parece loucura né? Mas sempre tem um idiota pra te sacanear,então é melhor ser louca mesmo e se prevenir contra o mundo.

MUITO cuidado para não se atrapalhar quando for parcelar aquele sofá maravilhoso de 4 mil reais em 100x no carnê! Na hora parece que você tá pagando pouco pelo produto que comprou e esquece que vai ter que pagar aquele valor pelos próximos 30 anos,e isso pode ser fatal pro seu orçamento. Pra não se perder nas compras feitas no crédito,monte um planejamento de quanto você ganha e gasta por mês (sempre deixando uma folga insignificativa para os imprevistos) e veja o quanto sobra pra fazer esse tipo de investimento.

Agora pra encerrar esse post quilométrico,um vídeo da minha blogueira favorita (Giovanna Ferrarezi) que também está se mudando,e fez esse vídeos dando dicas sobre esse assunto, e mostrando os itens de decoração que comprou. Vamos ver?


Beijoos

Imagens: Radioactive Unicorns

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger